sábado, dezembro 24, 2022

Um Natal mais consciente

Este ano prometi a mim mesma que não compraria nenhuma decoração de Natal, diga se que o  objectivo foi cumprido e escrevo isto com alguma satisfação.
Não posso esconder que em tempos já fui muito consumista e era tudo comprado em função da cor escolhida ou da moda ditada desse ano para fazer a  decoração de Natal.

Mas está tudo certo, todos estamos no caminho a passar por  experiências e a escolher o que realmente  faz sentido para nós.

As minhas princesas queriam muito fazer a árvore de Natal e cá em casa a tradição é fazer dia 1 de Dezembro, mas a insistência foi tanta que no  dia 24 de Novembro a árvore estava montada.

Devo dizer que chegar a casa ao fim do dia  e ligar as luzes ou tomar pequeno almoço com esta vista  é dos momentos que mais  me enchem  o coração.

Gosto de ter tudo preparado nas primeiras semanas de Dezembro pois é nessa altura que convido  as primeiras pessoas a minha casa.

O meu pai fez 70 anos dia 9 de  Dezembro e preparei um jantar,  até um bolo de aniversário fiz.Comprei lhe  balões, queria que se sentisse especial.Estava satisfeito e feliz, eu senti isso.

O meu Pappy

O meu pai tem um problema grave na vista e não sei até quando vai poder ver, sempre que posso gosto de mimar o meu pai seja com um passeio, ou a habitual ida ás compras, o abraço que por vezes dou e que muitas vezes  não sabe receber. 

Tudo o que tem foi fruto do seu trabalho, admiro a sua resiliência e não sei se aguentaria passar o que ele passa com tanta intervenção na vista.Para não falar das limitações do dia a dia que são tantas.

A minha pequenina perguntava me há dias, "Mãe porque é que o avô está a ficar cego?

Tentei explicar que os vasos sanguíneos rebentavam na vista e o avô ia deixando de ver, e por isso temos de mimar o avô.

A  diabetes doença que corre na  família atingiu a vista e com isto veio o glaucoma.

Tenho para mim que se não fosse esta doença ele não teria acalmado e não estaria tão presente nas nossas vidas como está hoje.Quem sabe também já não estaria entre nós tais como muito dos seus irmãos. Cuida se mais agora e é vigiado pelos médicos e desta forma evita se outros males maiores, entendem ?

Mas este mês de Dezembro tem sido vivido em espírito, quis voltar a reviver muitas das nossas tradições da "FESTA" é assim que o madeirense chama o Natal.

Temos as missas do parto que antecedem os 9 dias antes do Natal representando assim os 9 meses de gestação de Maria.Bem cedo, 6h da manhã  vamos nós assistir à missa e de seguida cantares populares com o  padre da paróquia pega na viola e coloca tudo a cantar.

Bebe se o cacau quente com a sandes carne de vinha e alhos e vai tudo trabalhar.

A igreja da Boa Nova

O Padre Tony

E ontem foi dia de ir ao mercado dos Lavradores ouvir os cânticos de Natal, cantado pelo povo na praça .A minha filha com quase 6 anos nunca tinha vivenciado isto, milhares de pessoas a cantar, arrepiava, sentia se no ar aquele orgulho de ser madeirense, a união, é Natal!

Presépio para a escola com materiais reciclados



Em 2021 disse em casa que ia fechar o blog, a minha filha e o meu marido disseram logo que não!
Hoje mesmo que sejam poucos os que me veem visitar tenho pra mim que um dia quando não estiver presente, podem me vivenciar aqui.Pois eu também me vivencio. 
 

Filha os shorts velhos que não me deixas deitar fora ficaram na foto, mas tu és tão linda que até te ficam bem.

Feliz Natal família da Blogosfera

Até Janeiro, eu volto

bjs