sábado, dezembro 24, 2022

Um Natal mais consciente

Este ano prometi a mim mesma que não compraria nenhuma decoração de Natal, diga se que o  objectivo foi cumprido e escrevo isto com alguma satisfação.
Não posso esconder que em tempos já fui muito consumista e era tudo comprado em função da cor escolhida ou da moda ditada desse ano para fazer a  decoração de Natal.

Mas está tudo certo, todos estamos no caminho a passar por  experiências e a escolher o que realmente  faz sentido para nós.

As minhas princesas queriam muito fazer a árvore de Natal e cá em casa a tradição é fazer dia 1 de Dezembro, mas a insistência foi tanta que no  dia 24 de Novembro a árvore estava montada.

Devo dizer que chegar a casa ao fim do dia  e ligar as luzes ou tomar pequeno almoço com esta vista  é dos momentos que mais  me enchem  o coração.

Gosto de ter tudo preparado nas primeiras semanas de Dezembro pois é nessa altura que convido  as primeiras pessoas a minha casa.

O meu pai fez 70 anos dia 9 de  Dezembro e preparei um jantar,  até um bolo de aniversário fiz.Comprei lhe  balões, queria que se sentisse especial.Estava satisfeito e feliz, eu senti isso.

O meu Pappy

O meu pai tem um problema grave na vista e não sei até quando vai poder ver, sempre que posso gosto de mimar o meu pai seja com um passeio, ou a habitual ida ás compras, o abraço que por vezes dou e que muitas vezes  não sabe receber. 

Tudo o que tem foi fruto do seu trabalho, admiro a sua resiliência e não sei se aguentaria passar o que ele passa com tanta intervenção na vista.Para não falar das limitações do dia a dia que são tantas.

A minha pequenina perguntava me há dias, "Mãe porque é que o avô está a ficar cego?

Tentei explicar que os vasos sanguíneos rebentavam na vista e o avô ia deixando de ver, e por isso temos de mimar o avô.

A  diabetes doença que corre na  família atingiu a vista e com isto veio o glaucoma.

Tenho para mim que se não fosse esta doença ele não teria acalmado e não estaria tão presente nas nossas vidas como está hoje.Quem sabe também já não estaria entre nós tais como muito dos seus irmãos. Cuida se mais agora e é vigiado pelos médicos e desta forma evita se outros males maiores, entendem ?

Mas este mês de Dezembro tem sido vivido em espírito, quis voltar a reviver muitas das nossas tradições da "FESTA" é assim que o madeirense chama o Natal.

Temos as missas do parto que antecedem os 9 dias antes do Natal representando assim os 9 meses de gestação de Maria.Bem cedo, 6h da manhã  vamos nós assistir à missa e de seguida cantares populares com o  padre da paróquia pega na viola e coloca tudo a cantar.

Bebe se o cacau quente com a sandes carne de vinha e alhos e vai tudo trabalhar.

A igreja da Boa Nova

O Padre Tony

E ontem foi dia de ir ao mercado dos Lavradores ouvir os cânticos de Natal, cantado pelo povo na praça .A minha filha com quase 6 anos nunca tinha vivenciado isto, milhares de pessoas a cantar, arrepiava, sentia se no ar aquele orgulho de ser madeirense, a união, é Natal!

Presépio para a escola com materiais reciclados



Em 2021 disse em casa que ia fechar o blog, a minha filha e o meu marido disseram logo que não!
Hoje mesmo que sejam poucos os que me veem visitar tenho pra mim que um dia quando não estiver presente, podem me vivenciar aqui.Pois eu também me vivencio. 
 

Filha os shorts velhos que não me deixas deitar fora ficaram na foto, mas tu és tão linda que até te ficam bem.

Feliz Natal família da Blogosfera

Até Janeiro, eu volto

bjs

12 comentários:

  1. Feliz Natal!!!! Feliz todo dia!!!!! Que vc e sua família, tenham um ano novo cheio de bençãos, com muita saúde e prosperidade. E que possamos continuar com esse mundo da blogosfera, vc ai, postando e eu aqui, lendo, curtindo, me inspirando. Feliz 2023!!!!! Bjs. Laura (Brasil)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Laura,
      Obrigada pelo seu comentário muito apreciado por aqui, fico muito feliz por saber que ainda inspiro por aqui.
      Até breve.
      Ano abençoado pra si e sua família.
      Lulu bj

      Eliminar
  2. Olá Lulu,
    Adoro o teu Natal consciente, porque o meu só o é pela metade, não resisto a uma novidade natalícia, ainda pra mais se for colorida. Mas pronto, mesclei usado com novo e tudo funcionou. Adorei ver o teu pai e saber da ternura que tens por ele. 70 anos, é um jovem e não o digo com ironia, é de fato um jovem e terá muito pela frente para viver junto aos seus, apesar das limitações da vista. Não sabia de tantas tradições Madeirenses! Devem de fato ser bastante emotivas e mostra-las às tuas filhas, faz todo o sentido, que elas vejam e apreciem as belezas que a Ilha tem. Beijinhos, tudo de bom para toda a família em 2023 e que sim, voltes, pois estaremos aqui para te ler!
    PS: marido e filhas fizeram muito bem em não te deixar fechar o blog! têm mais juízo que tu ! hahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia minha querida Val
      Aqui estamos nós novamente e graças a Deus pra lermos nos é relermo nos.
      Fazendo companhia, se inspirando e partilhando amor neste mundo um pouco escuro.
      O o Natal madeirense tem muitas tradições isto foi só um pouco.
      Andemos por aqui, é bom sinal.
      Bj grande e bom ano.
      Lulu

      Eliminar
  3. Olá, Lulu!
    Tal como o teu marido e as tuas filhas te disseram, eu também digo: NÃO FECHES O BLOG!
    Eu também estava tentada a fazer o mesmo, mas gosto tanto de estar na blogosfera e sei que muitas pessoas trocaram o blog pelo Facebook, mas estou mais tentada neste momento a acabar com o Facebook, que ultimamente e com muita pena minha, se tornou uma autêntica feira de vaidades. :(
    Adorei a tua sala com a árvore de Natal e també adoro o final do dia, quando ligo as luzes da nossa árvore de Natal na sala!
    Vou orar pelo teu pai e que este ano de 2023 traga muita saúde, paz e alegria para todos nós e que em vez de andarmos atrás das modas e querermos ter a vida dos outros (que, muitas vezes, não é assim tão perfeita), possamos viver a nossa vida e dar graças por aquilo e por aqueles que temos.
    Beijinhos e um feliz ano de 2023!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, bom dia alegria.
      Que bom saber que há ainda pessoas como tu, preocupada com os outros, que vivem na fé no amor.
      Obrigada pelo cuidado com o meu pai.
      Apesar de sermos poucos na na blogosfera, ainda continuamos a dar cartas por aqui. Enquanto nos fizer bem, sem stress.
      Um bom ano para ti e para os teus.
      Bjs
      Lulu

      Eliminar
    2. Não tens nada que agradecer! ;)
      Infelizmente somos poucas daquele tempo em que tu, a Guidinha, a Catarina, a Tê, a Formiga e muitas outras, tinham blogues com os quais aprendíamos tantas coisas que nos simplificavam o dia-a-dia.
      E eram tão simples, não eram?
      Hoje, muitos blogues não me dizem nada, outros são mais do mesmo e outros ainda menos me dizem.
      Mas como gostos não se discutem, vamos continuando a fazer o melhor que podemos, certo?
      Muitos beijinhos e um fim-de-semana abençoado!
      :)
      PS - Criei uma página de Facebook nova, para fugir à feira de vaidades de que falei! Este é o link, se quiseres ir espreitar:
      https://www.facebook.com/people/Paula-Alexandra-Santos/100008205993422/

      Eliminar
    3. Bom dia querida Paula:)
      Tenho também saudades desse tempo, era um grupo bem bom.Que é feito dessa gente?
      Algumas ainda falo, conheci a Neuza do blog Veludarte , lembras te ?
      Veio cá a Madeira, foi tão giro.
      Face book não tenho mas vou tentar fazer uma visita.
      Bom Fim de semana
      Lulu

      Eliminar
    4. Bom dia!
      Já respondi ao teu comentário no meu blogue, também! ;)
      Também tenho tantas saudades desse tempo, Lulu... A Guidinha, pelo que soube teve uma filhota há uns aninhos e infelizmente a Catarina tem o blogue privado. Como não sei qual o email dela, não posso pedir para entrar.
      Nem sei se ainda está ativo...
      A Té e a Formiga também nunca mais postaram nada e não faço ideia como estão.
      Tenho pena de não ter ficado com os contactos dessas amigas virtuais, mas que às vezes nos ensinavam mais que aquelas pessoas com as quais convivemos no dia-a-dia e espero que um dia voltem.
      Lembro-me da Neuza do Veludarte, mas creio que ela também não continuou o blogue, pois não?
      Eu e o Nuno também já fomos à Madeira 2 vezes, mas já foi há uns aninhos e um dia queremos ir também a Porto Santo.
      Espero que da próxima vez que dermos aí um saltinho, possamos finalmente conhecer-nos!
      Beijinhos e uma semana cheia de coisas boas!
      :)

      Eliminar
  4. Olá Lulu, ainda bem vais mantendio este cantinho, ( eu não sou exemplo para ninguém 😅), obrigada por nos apresentares com um pouco das tradições de Natal na Madeira. Não compro enfeites de Natal há anos, aliás não preciso, adoro os que tenho e só fazem a festa uma vez por ano, a tua opção está mais que aprovada. Que corra tudo pelo melhor com o teu pai e que o novo ano vos traga muitos momentos para sorrir, sejam felizes. Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia querida Ana, que bom receber a tua visita.
      Fico feliz por saber que estás bem.
      Cada vez mais a vida e o tempo nos ensinam as prioridades.
      Por aqui é assim.
      Bj mt grande para ti e a tua família.
      Bom Ano, até breve.
      Lulu

      Eliminar
  5. Minha querida Lulu. Não tenho conseguido vir aqui como era habitual, mas sempre lembro de si e da sua motivação de fazer mais e melhor, de tornar tudo mais bonito e com mais luz.
    Espero que tenha a Festa tenha sido como desejava. E não diga adeus ao blog. Beijinhos

    ResponderEliminar