quarta-feira, setembro 09, 2015

Desapego e um roupeiro arrumado

Este ano foi um ano onde investi muito no SER e não no TER e quanto mais me conheço mais fica claro que quero viver de forma mais simples .

 O desprendimento  faz parte desta maneira de estar na vida , e no caso deste post falo de coisas ,de bens materiais .
O  desapego é muito mais abrangente, envolve o interior e o exterior.... isso fica quem sabe, para outro post .
Este assunto já não é novo, fala se muito de minimalismo ,e diga se que não é o meu caso.

O que eu pretendo é simplificar e diminuir o stress do dia a dia e arranjar tempo para fazer o que me faz feliz .

Ao desfazer as malas e olhando para o meu roupeiro, pensei para mim (precisas disto tudo ?Vais mais alguma vez usar esta peça  ?)
Para quê guardar durante tanto tempo algo que se não usa na esperança de que um dia havemos de precisar ?

STOP ,agora começa o "destralhe "(diga se livra se da tralha )

(Estas peças são para doar )

 Vantagens de ter um roupeiro organizado 

  • Visualizar a roupa toda ,permitindo fazer conjuntos
  • Não perder tempo à procura  da camisa X ou das calças Y 
  • Não ter de engomar à pressa
  • Saber exactamente quando preciso de comprar roupa e o quê
  • Não ter mais a sensação de não ter mais nada para vestir 
  • Sentir me FELIZ quando abrir o roupeiro e ver tudo organizado .
Do lado esquerdo está a roupa da MRS e do lado direito do MR .


Como este roupeiro nunca teve gavetas resolvemos colocar um segundo varão, aproveitando as portas para a colocação de cintos, colares, malas e lenços . 




Não esquecer, não cometer o erro de :

  • Guardar roupa que já não usa 
  • Misturar roupa sem critério ,dificultando assim a localização do que procura 
  • Guardar roupa toda ao molho
  • Guardar roupa de uma estação para a outra sem ver se precisa de ser limpa 
Dicas há muitas e cada um terá de escolher o que funciona melhor para si, estas funcionam para nós .

Bom resto de semana

bjs
Lulu

31 comentários:

  1. É isso mesmo , Ser é tão diferente de Ter e faz-nos sentir muito mais felizes , tranquilas e livres com uma paz de espirito incrivel .
    O roupeiro está TOP :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla :)
      O que me e traz cada vez mais PAZ de espirito é saber que cada vez mais SOU EU mesma .
      Isso deixa me bem comigo mesma ,quanto ao ter ......também sou vaidosa qb .
      Equilibro ,acho que é a chave .
      No roupeiro fez se o melhor que se pode ,muito obrigada pelo comentário .
      Bom fim de semana
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  2. Também adoptei esta estratégia e confesso que me senti mais leve quando retirei do roupeiro tudo o que não usava. É estranho o efeito que o TER tem em nós, não é?
    Desde que fiz A limpeza, a cada estação (quando troco a roupa) se alguma peça não foi usada segue imediatamente para doação.
    Também adoptei medidas no processo de compra - nunca mais comprei por impulso, reduzi as compras de peças "da moda" apostava numa base mais intemporal, mais qualidade menos quantidade.
    Até à data não me arrependo :)
    Beijinhos sunshine! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Ana :)
      Ana eu quero é TER amor no coração :D
      Acho que o segredo também será esse ,a cada estação livrar se de uma ou outra peça ,para que assim se houver necessidade de compra ,substituir e não guardar .
      Também não compro nada por impulso ,é tudo muito bem estudado ,pois só assim consegue se viver em harmonia .
      Os euros tem de dar para tudo ;)
      Bom fim de semana
      com muita LUZ
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  3. Muito bem amiga, eu devia fazer o mesmo. Ainda não ganhei a coragem e a paciência necessária, mas um dia vai lá! Beijinho para ti que és linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Neuza :)
      Foram precisas um pouco mais de 2 horas para conseguir fazer isto e diga se que eu estava sozinha ,o que foi bom porque muita gente á volta só gera confusão .
      Tu também és linda ,saudades
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  4. Oh minha querida sei bem o impacto que tem na nossa vida do Ser mais e Ter meno. Esse é o caminho que eu escolhi há muito para mim.
    Fizeste tu muito bem em destralhar o teu armário, organizando-o de forma muito mais funcional. Quando temos tudo assim organizado até dá gosto de parar para observar, e logo se segue o sentimento da gratidão. E que bom que isso é.
    Eu também não sou menina de acumular, muito pelo contrário, sempre adorei destralhar. Mas depois do meu regresso das férias vim com uma enorme vontade de ir mais longe. Dei uma volta enorme à minha casa, não houve gaveta ou armário que escapasse. E a sensação final foi um bem estar enorme. Menos é cada vez mais para mim, e vejo que também nisso estamos em sintonia.
    Beijinho enorme minha linda, tem uma boa tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia princesa Catarina :)
      O teu caminho é o da LUZ mana , e é nesse caminho que quero estar e que de uma maneira ou outra estamos todos .Uns com mais consciência do que outros .
      Estou sim muito grata ,valeu as mais de 2 horas que estive aqui .E quem receber o que doamos ,há de ficar feliz também .
      Estamos em sintonia ,sem duvida e é muito bom caminhar a teu lado ,desta forma inspiramo nos uma á outra .
      Aqui ainda faltam alguns cantinhos ,mas para lá caminhamos .
      bj enorme para ti também .
      Bom fim de semana
      Lulu

      Eliminar
  5. Olá Lulu, gostei de ver a tua organização, ficou muito bem, a ideia de pendurar nas portas, acho que vou copiar. Acredita que ontem passei o dia inteiro a fazer o mesmo, aliás faço de vez em quando e adoro, a parte do marido é mais complicada, a quantidade de pares de calças que contabilizei, nem mostro, nem digo que é obsceno, consegui que ele abatesse apenas quatro e algumas camisolas, mas já combinei, que quando entra roupa nova tem de sair outra. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      As portas arrumam muita coisa ,basta teres os acessórios certos ,e nisso o IKEA é muito bom .
      Aqui em casa como usamos todos farda ,torna se um pouco mais facil ,não há assim tanta roupa .
      Para além de que o marido tem bom feitio :D :D
      Quando entra algo ,tem de sair algo ,acho que esta regra é basica .
      Bom fim de semana
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  6. Estou contigo Lulu :)
    Eu também ando nos destralhamentos :D
    Dá trabalho, às vezes custa desprendermo-nos das coisas, mas tem de ser :) Ficamos mais leves :)
    É um tema que realmente agora se fala muito, e ainda bem, porque assim ajuda nos e dão nos ideias ;)
    Também não sou nem quero ser minimalista, mas há coisas que quero adaptar à minha vida nesse sentido :)
    Beijinhos e boa continuação desse astral :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandrinha :)
      A sensação é tão boa ,eu detesto acumular "coisas " ,para além de que não posso ,pois vivo em mais ou menos 100 m2 .
      Não sou minimalista ,mas respeito quem o é , a minha vida por enquanto funciona bem assim .
      Aqui está a partilha ,bora lá se inspirar e fazer mudanças .
      Bom fim de semana
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  7. Vou fazer coro com as opinioes anteriores e salientar as vantagens de um ambiente limpo e desocupado, parece que nos desanuvia/ desocupa a mente tambem...
    Um grande beijinho Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu
      A mim parece me, que ao arrumar a casa ,arrumo também alguns pensamentos .
      Bom fim de semana
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  8. OLá Lulu, nunca tive confusão nos meus armários de roupa, porque não sou de muuuuita roupa nem sapatos, cintos, acessórios, etc. Claro que de vez em quando faço uma limpa e meia dúzia de peças seguem para doação. Mas ultimamente fiz o seguinte: vou passar 1 ano sem comprar roupa e durante esse tempo, ou uso o que tenho, ou, o que não uso, vai fora. Já vou em 3 meses nesta minha resolução, e tenho me dado muito bem. Tenho usado muita coisa que já não vestia há algum tempo. Em contrapartida, como tenho uma panca por coisas de casa, não posso dizer o mesmo nessa área. Como sabes, adoro pratos, talheres, mariquices de mesa e não me controlo. Tenho arranjado espaço para tudo, se bem que uma 2ª cozinha, daria-me muito jeito! Mas voltando ao tema do post: destralhar faz bem à cabeça e ao espírito. É inegável que nos sentimos mais leves quando desocupamos a casa!
    Obrigada pelos teus comentários tão generosos lá no blog. Lá, antes de mais, divirto-me. Sabes disso. Beijinhos mil!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val :)
      Essa resolução parece me bem ,estar 1 ano sem compra roupa ........ui ui ui .
      É um grande desafio ,no fim vais ter de partilhar connosco como correu essa aventura .
      Como sabes eu também não sou muito de roupas ,mais depressa perco o olhar em tecidos e lojas de decoração .Essas sim despertam a minha imaginação .
      Não sou pessoa de comprar por impulso ,é tudo muito bem estudado para poder conjugar com o que já tenho em casa .
      A tua casa é bem maior do que a minha ,com certeza arranjas ai mais um espacinho para um copo ou prato :D :D
      Os comentários são de coração e tu tens feito por merecer ,o teu blog fala por si mesmo .
      Fiquem com DEUS
      Bom fim de semana
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  9. Hoje em dia não fico mais triste em ter que doar algo ou jogar fora, é um alívio ver somente as coisas simples e que necessitamos. Adorei a organização dos lenços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luana :)
      Há sempre alguém que precisa de algo que não nos faz falta ,é bom DOAR .
      Os lenços estão organizados graças ao acessório que comprei no IKEA .
      Obrigada pela visita
      Bom fim de semana
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  10. 2 vezes por ano dou uma vista de olhos ao meu armário, dou toda a roupa que não usei nesse ano e tento manter no meu quarto apenas a roupa da estação. Há peças que me fazem pensar duas vezes e mantenho por mais algum tempo, chegando depois à conclusão de que não as vou usar mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Parece me bem esse metodo também ,cada um tem de realmente ver o que é melhor para si .
      Obrigada pela visita ,
      Bom fim de semana
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  11. Olá Lulu,
    Este mês é para mim o mês certo para fazer as ditas "escolhas"...
    Também pretendo fazer isso lá em casa...
    Beijinhos e Bom regresso!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvia
      Mudam a estação ,volta se das férias e há que recomeçar .
      A escola não tarda começa e o dia a dia terá de ser mais leve sem stress ,destralhar faz bem .
      Bom fim de semana
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  12. Olá Lulu,
    Na minha casa, faço isso 2 vezes por ano. Depois do verão e no 1º fim de semana de Janeiro, este, faz parte da tradição, "Ano novo, vida nova".
    Por minha casa nesta altura já o fiz no roupeiro dos tesouros, no meu, ainda não comecei.
    Beijinho grande,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João :)
      Seja bem vinda á blogosfera ;)
      Engraçado nunca o fiz em janeiro ,normalmente é no fim de cada estação .
      Bom destralhe minha linda
      Bom fim de semana
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  13. Olá Lulu, faço o mesmo duas vezes ao ano, com as roupas dos três cá de casa.
    No final do Verão, revejo a roupa quente e no final do Inverno revejo a roupa fresca.
    Já está a chegar a altura... Sempre gostei de ver os roupeiros organizados.
    O teu já está prontinho e bem organizado.
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenny :)
      Vamos lá nos inspirar umas ás outras e organizar os roupeiros ,há ser determinada .
      Fez se o que se pode com o que se tinha .
      Bom fim de semana
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  14. Olá Paula :)
    Estamos sempre a aprender ,e nunca é tarde para começar .
    Eu despertei só com 26 para este mundo .....e cada vez mais é o caminho que pretendo seguir less is more .
    Boa semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  15. Oi Lulu,
    muito legal a sua arrumação.
    Eu também adotei o método do desapego aqui em casa. Não gosto de ficar guardando coisas por muito tempo e aprendi o seguinte, se você guarda algo por mais de dois anos sem usar pode descartar porque não vai usar mesmo.
    Beijos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosane :)
      Esse metodo também é muito eficaz ,mais é menos sem duvida
      Obrigada pela visita
      bjs
      Lulu

      Eliminar
  16. E que bem que ficou o teu roupeiro ;)
    Viva o SER!!
    xxx
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia :)
      Fiz o meu melhor ,apesar de querer pintar o fundo de branco ,não se vê muito bem na foto ,mas a parede é creme :(
      Mas muito grata pelo resultado .
      bjs
      Lulu

      Eliminar